WBCSD
Explicado porWBCSD

Aprimorar a maturidade contábil de escopo 3 da sua empresa

Como priorizar os esforços de maturidade contábil da sua empresa

Com o tempo, as empresas devem procurar melhorar a qualidade dos dados do seu inventário, substituindo dados de qualidade inferior por dados de qualidade superior. Em particular, as empresas devem priorizar a melhoria da qualidade dos dados para atividades que tenham:

  • Emissões relativamente altas (com base em indicadores ou medidas)

  • Maturidade/qualidade de dados relativamente baixa

Para apoiar este esforço de priorização, pode realizar um exercício de mapeamento de maturidade (ou seja, avaliar a maturidade de cada categoria do escopo 3) e identificar para cada categoria (ou fonte de emissões específica), o que deveria ser uma meta realista de melhoria de maturidade para o próximo ciclo de inventário(s).

O que é contabilização em nível de produto e como pode ser aproveitada para aumentar a maturidade contábil da sua empresa?

Ao recolher pegadas de carbono dos produtos dos fornecedores para obter dados primários do início ao fim, bem como ao prosseguir a contabilização dos seus produtos ao nível do produto, as empresas podem aumentar a sua maturidade contabilística global. Isto também ajudará a identificar alavancas de ação de descarbonização a um nível mais granular.

1. Aproveite a contabilização em nível de produto para aumentar sua maturidade contábil

A contabilização de GEE pode ser aplicada em dois níveis diferentes: em nível organizacional e em nível do produto. A contabilização de carbono em nível organizacional é o foco deste capítulo, mas a contabilidade de carbono em nível de produto é cada vez mais utilizada pelas empresas. Ambas as abordagens se baseiam na cadeia de valor da empresa e utilizam fontes de dados semelhantes para calcular o escopo 3 e as emissões dos produtos (por exemplo, informações de fornecedores), proporcionando a oportunidade de fazer uso de sinergias (por exemplo, esforços únicos de coleta de dados). No entanto, a soma das emissões de ambas as abordagens difere, uma vez que a contabilização do carbono ao nível do produto não inclui categorias de emissões não relacionadas com produtos individuais (por exemplo, deslocamento dos funcionários).

Definição

Abrangência das emissões

Contabilização de GEE em nível organizacional

Contabilização do total de emissões corporativas de GEE, incluindo cadeia de valor (ou seja, escopo 1 + escopo 2 + escopo 3)

Abrangido: escopo 1, 2, 3

Contabilização de GEE em nível de produto

Contabilização das emissões do ciclo de vida dos produtos individuais de uma empresa (ou seja, processos atribuíveis ao longo dos estágios do ciclo de vida)

Abrangido: processos atribuíveis ao longo do ciclo de vida dos produtos

Não abrangido: processos não atribuíveis, por exemplo, deslocamento de funcionários

Relação entre um inventário de GEE de escopo 3 e um inventário de GEE de produto (para uma empresa que fabrica o Produto A):

A cadeia de valor corporativa (escopo 3) e a contabilização em nível do produto estão altamente inter-relacionadas: as emissões resultantes dos produtos de uma empresa constituem uma grande parte das emissões corporativas de Escopo 3 de uma empresa. Portanto, os dados de emissões de produtos do ciclo de vida são muito valiosos para a contabilização do escopo 3 e a coleta de dados de emissões de GEE no nível do produto pode permitir a transparência das emissões e melhorar os dados de emissões do escopo 3.

Além de melhorar os dados de emissões de escopo 3 da sua empresa - e, assim, avançar na maturidade da sua contabilização - a contabilização no nível do produto pode criar conjuntos de valor significativos para a sua empresa devido a:

  • maior eficiência da cadeia de abastecimento e oportunidades de descarbonização

  • portfólio de produtos otimizado através da utilização de dados de emissões para criar pegadas detalhadas de produtos

  • maior transparência do fluxo de materiais permite melhor gerenciamento do fim da vida útil

  • oportunidades aprimoradas de marca e marketing com base em métricas ambientais precisas em nível de produto

  • estimular a inovação através de critérios de I&D de sustentabilidade ao nível do produto

No entanto, todas as empresas que pretendem combater as emissões da cadeia de valor enfrentam um desafio comum: o acesso a dados primários suficientemente granulares, precisos e verificados. Essa inadequação de dados impede a contabilização de qualidade e a troca de dados para as emissões do ciclo de vida do produto (e, portanto, também para as emissões de escopo 3). Por esta razão, o WBCSD está a trabalhar para permitir a troca de emissões do ciclo de vida do produto entre os intervenientes do setor.